Tem como cola  um osso errado?

Tem como cola um osso errado?

07/11/2020 às 21:14:45

Depois do tratamento, grande parte das fraturas é curada sem deixar sequelas, os ossos se consolidam corretamente, recuperando sua integridade. Porém, em alguns processos de reparação óssea, sua forma ou função não são restabelecidas por completo. 

 Isso acontece com mais frequência quando há complicações associadas à fratura, ou como consequência de uma imobilização deficiente ou removida demasiadamente cedo. Então sim, se o osso colar errado tem problema! Veja abaixo as sequelas de fraturas mais comuns:

- Consolidação viciosa: O osso cicatriza em uma posição anatômica incorreta, que pode ter implicação apenas estética ou até provocar a limitação ou perda da função do membro afetado. Crianças tem maior capacidade de recuperar a anatomia normal após a consolidação viciosa de uma fratura, devido ao rápido metabolismo e remodelação óssea. 

- Pseudoartrose: a consolidação da fratura não acontece com o tempo. A interrupção da formação de calo ósseo entre os fragmentos da fratura pode ser verificada por exame clínico e por exames radiológicos. 

- Infecção óssea (osteomielite): Geralmente ocorre em casos de fraturas expostas e em pacientes com imunidade comprometida por doenças, como a diabetes. O tratamento envolve procedimentos cirúrgicos e uso de antibióticos.

As sequelas de fraturas, conforme sua gravidade, exigem atenção médica imediata para evitar que ocorram maiores complicações, com impacto significativo e direto no quadro de saúde das pessoas. Geralmente, a correção de sequelas é feita através de cirurgias. 

Você já quebrou algum osso do corpo? Como foi a recuperação? 


Cirurgião do Ombro e Cotovelo
CRM-CE 21.849 RQE 10.830
CRM-SP 170.602

 

 

 (11)98206-0838
São Paulo- SP