Atletas são especialmente suscetíveis a problemas nos ombros. Mas os problemas do ombro podem se desenvolver lentamente em qualquer pessoa com rotinas intensivas e repetitivas que trabalhem os ombros.
Algumas pessoas tendem a ignorar a dor e postergar a procura médica, o que só agrava a condição e pode causar mais problemas. As pessoas também podem subestimar a extensão de sua lesão porque a dor constante, a fraqueza no braço ou a limitação do movimento articular se tornarão normais para elas.
Os cirurgiões ortopédicos agrupam os problemas do ombro nas seguintes categorias.
Instabilidade:
Às vezes, uma das articulações do ombro se move ou é forçada a sair de sua posição normal. Essa condição é chamada de instabilidade e pode resultar em um deslocamento de uma das articulações do ombro. Indivíduos que sofrem com instabilidade vão sentir dor ao levantar o braço e também podem sentir como se o ombro deles estivesse saindo do lugar.
Impacto:
O impacto é causado pela fricção excessiva dos músculos do ombro contra a parte superior da omoplata, chamada de acrômio.
Problemas de impacto podem ocorrer durante atividades que exigem movimento excessivo do braço. É recomendado que, em casos de inflamação no ombro, procurem cuidados médicos imediatamente para evitar uma lesão mais grave.
Você sofre com dores no ombro? Como você lida com isso? Deixe nos comentários!
Cirurgião do Ombro e Cotovelo
CRM-CE 21.849 RQE 10.830
CRM-SP 170.602