Saiba que pode não ser exatamente dessa região a origem da sua dor! Uma das informações mais importantes é que as dores no ombro tanto decorrem de alterações tendíneas ou articulares no local, como também têm origem em outras regiões do corpo.
Pode se originar de alterações na coluna cervical, na região abdominal e na região torácica ou até um tumor no ápice do pulmão, ou seja, na extremidade superior do órgão. Isso quer dizer que o paciente precisa ser direcionado ao especialista correspondente à causa da dor.
As dores no ombro ocorrem dentro de três categorias: as causadas por distúrbios dos tecidos moles, como músculos, ligamentos, tendões e bursas; as advindas de alguma lesão traumática, como acidentes de automóvel ou quedas; e as provenientes de artrites. Neste último caso, há dezenas de tipos de artrite.
Às vezes, a pessoa aponta não o ombro, mas o local onde está o músculo trapézio, que fica entre o ombro e o pescoço, e aí se trata de problema muscular ou até de indício de um quadro de fibromialgia, que causa dores generalizadas.
Nesse panorama, evidentemente, sempre cabem algumas ações preventivas, como manter hábitos de vida adequados, ter cuidados com o sono, fazer exercícios físicos de maneira correta e manter uma alimentação sadia.
Dr. Pedro Paulo Ribeiro Gomes Andraous
Médico Ortopedista e Traumatologista
Cirurgião do Ombro e Cotovelo
CRM-CE 21.849 RQE 10.830
CRM-SP 170.602
Contato no inbox